quinta-feira, 15 de abril de 2010

PROJETO FAROL DA LEITURA (Minas do Leão)



“Toda leitura cultural tem sempre um destino, não caminha a esmo. Esse destino pode ser a busca, a assimilação, a retenção, a crítica, a comparação, a verificação e a integração de conhecimentos”. (Gagliano, 1979)

UM BOM LEITOR É AQUELE QUE . . .
•Lê com objetivo determinado
•Lê unidades de pensamento
•Tem vários padrões de velocidade
•Avalia o que lê
•Possui um vocabulário
•Tem habilidade para reconhecer o valor do livro
•Sabe quando deve ler um livro até o fim, quando interromper a leitura definitiva ou periodicamente
•Discute frequentemente o que lê com os colegas
•Lê vários assuntos
•Adquire livro com frequência e cuida de ter sua Biblioteca particular
•Lê muito e gosta de ler
•O bom leitor é aquele que não só é bom na hora da leitura (. . .) é constantemente um leitor. Não só lê, mas sabe ler.

(Salomon,1972)

REGRAS ELEMENTARES PARA A LEITURA:

• entender o que se lê;
• avaliar o que se lê;
• discutir o que se lê;
• aplicar o que se lê.
(Gagliano,1979)

UMA LEITURA PROVEITOSA. DEVEMOS CONSIDERAR:

•atenção;
•intenção;
•reflexão;
•espírito crítico;
•análise;
•síntese;
•velocidade.

JUSTIFICATIVA


Conhecer mais sobre a leitura que desenvolvemos, tem sido uma contínua provocação, visto ser comum ouvirmos referências sobre a não-leitura dos alunos que nos levam a busca de encontrarmos novas formas de pensarmos a leitura – contínua presença, na formação dos estudantes. Ao repensá-la, encontrarmos novas formas de lidar com ela, no processo de ensino-aprendizagem.
Acreditamos ser possível estabelecermos vínculos professor-leitura-aluno, de maneira a contribuir-se decisiva e positivamente, na formação do aluno-leitor. O pressuposto, que leva este projeto considerar a leitura uma tarefa “afetiva”, concomitante com a razão e o pensar. Isso porque vamos ao texto (a menos que tenhamos “obrigação” de ler, como, por exemplo, na vida educacional, quando temos solicitações de leitura, no cumprimento das exigências de cada disciplina) porque ela faz parte do nosso entorno, da nossa vida. No texto, procuramos informações, diversão, ou elementos que nos ajudem a rever, aprofundar, comprovar idéias. Através de diferentes autores, vamos constituindo/aprofundando nossa visão de mundo. Desta maneira, encontramos respostas e novas perguntas, nos textos. Se fazemos da nossa vida um contínuo caminhar, rumo à nossa melhoria (viveremos melhor e mais felizes), enquanto seres humanos, tendo em vista nos aprimorarmos nos caminhos que escolhemos para trilhar, estas perguntas e respostas constituem, sempre, fonte de prazer em nossa vida, quer seja no âmbito pessoal, educacional e/ou profissional.
Visto sermos diferentes, em nossas trajetórias de vida, nossas formações, informações, metas a alcançar e escolhas de rumos a percorrer, também são diferentes. Assim, há que se identificar o significado de “bom leitor” entre os estudantes, e entender-se os elementos que levaram as pessoas - tendo-se presente suas idiossincrasias - a gostarem de ler, ou o quê, na percepção delas, poderia tê-las levado a ler. De posse dessas informações, poderemos transpô-las para situações de leitura cotidiana.

PÚBLICO-ALVO


Professores das redes Municipais, Estaduais, Bibliotecários, Orientadores Educacionais, Supervisores Escolares, Diretores, Funcionários de Escolas, principalmente os alunos, bem como demais pessoas interessadas no projeto.

OBJETIVOS

Geral
•O objetivo das Oficinas do Projeto “Farol da Leitura” é o desenvolvimento da cidadania cultural, com exercícios de leitura conceitual e a qualificação de leitores. As oficinas literárias e filosóficas do projeto são oferecidas preferencialmente aos educadores – grandes aliados deste projeto, junto com os artistas da palavra escrita para que após a preparação sejam grandes colaboradores no desafio de um espaço aberto para pensar, propor, indagar, contar, exibir sons, tons e nuances que a leitura remete.
Específicos
•propiciar um espaço de encontros e de trocas culturais a partir do livro e da leitura, entre autores e leitores, artistas e seus públicos;
•promover oficinas literárias e filosóficas preferencialmente aos educadores , possibilitando condições de um trabalho prévio à realização da Feira do Livro;
•contribuir com estudos sobre a leitura, com vistas a repensar e reorientar o ato de ler;
•identificar o que significa ser “bom leitor”, na concepção dos professores e dos alunos;
identificar elementos intervenientes na leitura, feito pelos professores e pelos alunos, e que propiciam o surgimento do prazer de ler.

METODOLOGIA


Acontecerão encontros dos nossos professores com autores profissionais, voltados à área da literatura, visando compreender a leitura como uma prática social, uma interação entre leitor e texto, em que instigado pelo que lê, o leitor produza sentidos, dialogue com o texto, com os intertextos e com o contexto, ativando o seu conhecimento interno. Assim, o “Projeto Farol da Leitura” atuará junto às redes de ensino municipal, estadual, particular e biblioteca, compartilhando os livros, as histórias, as opiniões, os personagens, os sentimentos, as afinidades, o medo, o prazer... criando desta forma, um clima de interlocução. As histórias são narradas e após a contação e/ou leitura, o acervo que será enviado às escolas será explorado pelas crianças e educadores. Os livros são referências importantes pelas possibilidades de experiências objetivas e subjetivas que proporcionam aos sujeitos. Interagindo com os livros, crianças e educadores, podem conhecê-los e descobrir como são. Desta forma, o sujeito se constitui como leitor, ampliando suas experiências de leitura e sua visão de mundo. A equipe entende que estas vivências têm se configurado como um espaço de formação para os educadores, uma vez que estes momentos possibilitam a aquisição de novos conhecimentos, a reflexão das práticas de leitura e o redimensionamento das ações pedagógicas. Serão realizados encontros mensais e/ou bimestrais, capacitando todos os educadores envolvidos com o Projeto. Ampliando a formação de educadores, o “Projeto Farol da Leitura” participa também do Projeto “Fome de Ler”, através da Câmara do Livro, um convênio com a ULBRA-Guaíba.
O Projeto “Farol da Leitura” tem como critério de escolha a qualidade literária e a diversidade de gêneros, incluindo também, livros que fundamentam a importância da leitura e da literatura na formação dos sujeitos. Os educadores do município podem refletir sobre suas práticas de leitura, como também das políticas públicas em relação à formação de educadores e de incentivo à leitura.


Um comentário:

  1. Já Me Apresentei E Este Ano Vou Me Apresentar novamente!
    Ass:Manoella

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