segunda-feira, 5 de abril de 2010

Programas de Leitura: PPEL – Programa Permanente de Estímulo à Leitura - LIVRO MEU







Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
Secretaria Municipal da Cultura
PPEL – Programa Permanente de Estímulo à Leitura - LIVRO MEU

Com objetivo de valorizar o livro e democratizar a leitura, a Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul criou, em 2005, o Programa Permanente de Estímulo à Leitura / Livro Meu. Todo homem tem direito ao livro, ao seu livro e que ele diga Livro Meu e descubra o quanto a leitura é necessária para o real exercício de sua cidadania.

O Programa trabalha com os seguintes projetos:

Tapete Mágico: Objetiva promover o livro e a leitura, por meio do teatro e suas linguagens. É destinado a séries iniciais do Ensino Fundamental, escolas infantis e outras instituições da comunidade caxiense. Está na 10ª edição. A partir de 2005, com o Programa Livro Meu, ampliou-se o número de apresentações e mais de 10 mil crianças participam anualmente.


Bibliotecas Comunitárias: Parceria do PPEL, Centros Comunitários, Secretaria Municipal da Educação – SMED e PIM – Programa Primeira Infância Melhor. Em 2008, foram implantadas 10 Bibliotecas em 10 Bairros de Caxias do Sul. Em 2009, foram realizadas oficinas para Capacitação de Mediadores de Leitura responsáveis pelas bibliotecas de cada bairro. Em 2010, mais 10 novas Bibliotecas serão inauguradas em bairros da cidade já selecionados.
O acervo das Bibliotecas Comunitárias, com cerca de 800 livros cada, fica disponível a todos os moradores dos bairros.

Cangurus da Leitura: Parceria do PPEL e PIM. O Projeto dispõe de bolsas projetadas especialmente para transportar livros de literatura infantil cuidadosamente selecionados. O nome do projeto tem como referência o canguru que, por carregar o filhote em sua bolsa, representa o cuidado e a proximidade afetiva necessária para o desenvolvimento saudável das crianças.
As bolsas do Cangurus da Leitura circulam nos 26 bairros de Caxias atendidos pelo PIM e cerca de 500 famílias têm acesso aos livros.

Malas de Leitura: Encontram-se disponíveis em UBS's (Unidade Básica de Saúde), CIAD's (Centos de Inclusão e Alfabetização Digital) e fábricas da cidade. Aproximadamente 60 mil pessoas têm acesso às Malas de Leitura.

Passaporte da Leitura: Atividade preparatória para a Feira do Livro de Caxias do Sul, incentiva a participação dos alunos e da comunidade no evento e contribui para ampliar o acervo das bibliotecas escolares. As escolas desenvolvem projetos para a leitura de obras de autores convidados, envolvendo toda a comunidade onde estão inseridas. Está na 6ª edição, e até aqui participaram 120 escolas, mais de 60 escritores e cerca de 10 mil crianças diretamente e 30 mil pessoas indiretamente.
O programa já destinou cerca de 4 mil livros para enriquecer o acervo das escolas.

Encontro Estadual de Leitura - PROLER: Acontece em Caxias do Sul desde 1993 e é destinado a professores de Ensino Fundamental e Médio em escolas municipais, estaduais e particulares, bibliotecários, professores e comunidade interessada na promoção da leitura.
A cada ano são oferecidas 300 vagas, para participação em 10 oficinas realizadas por escritores e especialistas na área da leitura.

Feira do Livro: Além da comercialização de livros com desconto, realiza eventos culturais em torno do livro, oferecendo um ambiente de cultura e lazer. Em 2009, mais de 300 mil pessoas visitaram o maior evento literário de Caxias do Sul, onde foram comercializados mais de 71.200 livros. Está na sua 26ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário