segunda-feira, 26 de abril de 2010

Como elaborar um projeto de leitura? – a escolha do acervo (Gêneros da Literatura Infantil) - Beth Baldi - parte 2

MODALIDADES DE LEITURA:
Biblioteca todos os dias
Leitura socializada
Leitura individualizada
Unidade de leitura



Variam quanto a:
•objetivos específicos
•escolha dos textos
•periodicidade e tempo
•apresentação dos textos
•formas de exploração

BIBLIOTECA TODOS OS DIAS
- Conhecimento do acervo
- Familiarização c/ o espaço da biblioteca: suas funções, funcionamento, organização e regras

Os próprios alunos manuseiam os livros, escolhem-nos nas estantes e os guardam, construindo uma familiaridade c/ os diferentes gêneros da literatura e tb com outros tipos de textos e suportes: jornais, revistas, informativos (Ciências Naturais e Sociais, livros de Arte, dicionários, atlas), enciclopédias etc.

Leitura individual ou em duplas
20 a 30 min diários
Acompanhamento próximo da professora
Exploração: recomendações ou propaganda dos livros, levantamento de preferências, comentários c/ profª e colegas
Texto de livre escolha do aluno

LEITURA SOCIALIZADA
- Construção de referências e critérios s/ gosto literário, compartilhando vivências significativas de identificação e vinculação c/ determinadas obras e/ou autores
Mensal, bimestral ou trimestral, conf. o volume de texto da obra escolhida
- A professora lê a obra aos alunos, em capítulos diários, previamente selecionados e organizados.
- O texto está num nível um pouco além do que os alunos teriam condições de ler sozinhos.
- Exploração: comentário ou discussão que mobilize os alunos para a leitura que começa/continua, lembrando o capítulo anterior

Leitura em casa
LEITURA INDIVIDUALIZADA
- Obra que o aluno seja capaz de ler sozinho
- Prazo de 1 mês e meio, aproximadamente
- Desenvolvimento da capacidade autônoma de leitura, sendo capaz de recomendar e/ou recontar
(1ª leitura indiv.: biblio da sala)
Exploração: seminário, em que cada um traz um pouco do que pensou e sentiu com a leitura, compartilhando c/ os outros e se enriquecendo c/ as diferentes visões e leituras; expressão a/p do texto: dramatização, declamação, expressão plástica etc.

UNIDADE DE LEITURA
Textos escolhidos a partir de um determinado foco
Aproximadamente 2 textos por semana
Unidades bimestrais ou trimestrais, conf. organização da escola
Propostas específicas c/ cada texto:
•trabalho oral e escrito de interpretação
•análise de diferentes aspectos: conteúdo, linguagem, estrutura e formatação, universo vocabular, construções típicas, narrador, efeitos interessantes etc.
•leitura nas entrelinhas e p/ além de sua pp leitura
Os alunos têm acesso ao mesmo texto: em grupos, duplas ou individualmente, se possível
Reconhecimento da linguagem como um recurso utilizado pelos autores para atingir determinado resultado

Conhecimento mais aprofundado da obra de determinado autor ou de determinado gênero de texto
Ampliação das capacidades de:
•compreensão e interpretação de texto, construindo relações e sentidos
•comparação, inferência, formulação de perguntas, posicionamentos ou argumentos a respeito dos textos - seu conteúdo ou forma
•análise retórica do texto

COMO ELABORAR UM PROJETO DE LEITURA:

•Inseri-lo em uma proposta mais ampla de leitura
•Mergulhar na obra (do autor, em determinado gênero ou tema que será abordado, buscando os clássicos e os contemporâneos de maior qualidade)
•Discutir, compartilhar ideias e opiniões com seus pares (equipe) sobre as obras, seus autores e ilustradores
•Caracterizar determinado conjunto de textos escolhido (seminário), em termos de conteúdo (temas), linguagem, estrutura etc., buscando definir o que será trabalhado em cada série
•Selecionar os textos a serem trabalhados em cada modalidade de leitura e em cada série/grupo
•Elaborar as propostas por texto, pensando nos produtos finais e nos fechamentos (socialização)

Um comentário:

  1. Chamo-me Andréia e penso que o caminho é este, devemos proporcionar vários tipos de gêneros textuais para leitura e a sala de aula, a biblioteca devem oferecer momentos de leitura e estes, devem ser, principalmente, prazerosos.

    ResponderExcluir