quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Tessituras: Projeto de Leitura “Planeta em Harmonia”


Responsáveis:

Bibliotecárias: Silvane R. Manhago, Lilian A. Pinheiro, Suzana Carrasco

Professoras: Maira Regina Schossler, Rosana.

1. OBJETIVO GERAL

Tornar a hora da leitura na biblioteca um momento ainda mais prazeroso, lúdico e educativo, promovendo a conscientização sobre a importância da utilização racional dos recursos naturais, da preservação, do consumo e do desperdício, ao mesmo tempo, instruindo sobre as consequências da interferência do homem na natureza.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Socializar a leitura;

- Estimular a leitura, a escrita e a dramatização;

- Despertar nas crianças a consciência ecológica;

- Sensibilizar os alunos diante dos diversos reflexos negativos consequentes ao

desequilíbrio do meio-ambiente;

- Estimular mudanças de hábitos e desaceleração do consumo e desperdício;

- Realizar um trabalho em conjunto com o Laboratório de Informática.

3. PÚBLICO-ALVO: Alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola X.

4 . PLANO DE AÇÃO:
Na entrada do Setor Infantil estarão expostos, dentro de caixinhas sinalizadas, os livros de literatura infantil previamente selecionados, de acordo com os assuntos do programa.


SELEÇÃO DO ACERVO

ROCHA, Ruth. O Jacaré preguiçoso. São Paulo: Salamandra, 2005.

ROCHA, Ruth. O Macaco bombeiro. São paulo: Salamandra, 2006.

ROCHA, Ruth. Vivinha, a baleiazinha. São Paulo: Salamandra, 2007.

CASSOL, Léia; SIEGLE, Vitor. Férias na floresta. Porto Alegre: Cassol, 2007

CAVION, Elaine Pasquali. Formigas. São Paulo: Paulus, 2009.

RIBEIRO, Jonas. Faniquito e siricutico no mosquito. 7.ed. Rio de Janeiro: Elementar, 2009.

RIBEIRO, Jonas; NEVES, André. A gargalhada de alegria de Dona Ecologia. 5. ed . São Paulo: Elementar, 2007.

O desenvolvimento das atividades seguirá a programação da hora da leitura destinada aos alunos do 2º ano ao 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. Na biblioteca, os alunos serão separados em pequenos grupos, para que juntos possam escolher e fazer a leitura. Posteriormente, farão uma apresentação contando o que mais gostaram da história, seja em forma de dramatização, mímica ou simplesmente se deixando levar pela criatividade.

Paralelo a estas atividades, durante as aulas no laboratório de informática, os alunos serão orientados a acessar um link criado para o projeto. Esta ferramenta será usada pelos alunos para escrever sobre as leituras na biblioteca, contando o que mais gostaram e o que puderam aprender. Tudo espontaneamente. A equipe da biblioteca também propõe que os alunos respondam a seguinte pergunta:

O que eu poderia fazer para melhorar o planeta onde vivo?

5. CRONOGRAMA

Divulgação e apresentação do projeto:

Início das atividades: agosto/2010

Revisão das atividades: final do trimestre

Conclusão dos trabalhos: outubro/2010

Encerramento: 03//2010

6. CONCLUSÃO

A proposta deste projeto visa desenvolver a criatividade e a constante integração dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental com a literatura infantil, bem como, um maior aproveitamento e interesse dos alunos durante o horário programado para a hora da leitura na biblioteca.

7. REFERÊNCIAS

BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Ed. Projeto, 2009.

SIMÃO, Maria Antonieta Rodrigues; SCHERCHER, Eroni Kern; NEVES, Iara Conceição Bitencourt. Ativando a biblioteca escolar: recursos visuais para implementar a interação biblioteca-usuário. Porto Alegre: Ed. Sagra Luzzatto, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário