quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Apresentação de projetos de leitura - No Pé da Poesia

No Pé da Poesia...

O projeto “No Pé da Poesia” pretende possibilitar às crianças o conhecimento de textos poéticos, levando-as à motivação e ao interesse para ouvir, ler e escrever poesias.
Pretende-se a parceria com a biblioteca da escola no sentido de implementação e planejamento de espaços criativos e realização de atividades como saraus poéticos e dramatizações.
A culminância deste projeto se dará com a visita do autor à escola.

Objetivos
- trabalhar o significado da palavra poesia;
- aumentar a familiaridade da poesia com os alunos;
- desenvolver habilidades para reconhecimento e diferenciação do texto narrativo e do texto poético;
- despertar a vontade de ler poemas e fazer dessa leitura um hábito;
- criar poemas;
- realizar dinâmicas de leitura na Biblioteca;
- motivar o aluno a frequentar a Biblioteca.


Público-alvo: alunos do 2º e 3º ano das séries iniciais
Período de Realização: seis meses
Autor escolhido: Kalunga

Desenvolvimento das ações do Projeto
O estudo e trabalho com as obras do autor serão tranversalizadas com as outras áreas do conhecimento:
- A questão do corpo
- Escrita das palavras
- Questão matemática
- Calendário dos aniversariantes da turma
- Alimentos (tipos, vitaminas, importância)
- Limites temporais: início, meio e fim
- Higiene - princípios
- História dos nomes dos alunos

Atividades
- Leitura socializada das obras
- Hora da Biblioteca
- Produção de textos poéticos
- Dramatização
- Sarau literário
- Produção de fantoches
- Confecção de marcadores de página para a biblioteca da escola.

No Pé da Poesia...
- Transcrição das poesias criadas pelos alunos em folhas no formato do pé
- Montagem no chão da escola de um caminho com as pegadas que levará a Biblioteca
- Lançamento do livro com os textos produzidos pelos alunos, com sessão de autógrafos
- Exposições dos trabalhos elaborados (fantoches, marcadores de página, etc.)
- Visita do autor
- Visita à Feira do Livro de Porto Alegre

Resultados esperados
Espera-se com este trabalho que as crianças aumentem a freqüência de visitas à biblioteca da escola, ampliando o volume de empréstimos de livros para leitura em casa. Ao final das atividades, espera-se também que os alunos passem a ler poesias com maior interesse e fluência, e que eles estejam estimulados a buscar outros tipos de textos, e outros gêneros literários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário