Projeto de leitura ou proposta de leitura?
Projeto – planejamento restrito a um determinado período de tempo, a/p de um determinado conjunto de textos, p/ uma determinada série ou turma
Proposta de leitura – algo mais amplo, p/ uma determinada escola/instituição ou programa, p/ uma determinada etapa da escolaridade/faixa etária, e que inclui PROJETOS
PROPOSTA DA ESCOLA PROJETO
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver o pensamento letrado dos alunos, no sentido da apropriação cada vez maior e mais abrangente da linguagem escrita dos textos literários
Aperfeiçoar a compreensão leitora e as possibilidades de estabelecimento de relações e construção de sentidos, bem como a fluência e a expressividade na leitura pelos alunos
Utilizar a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos da linguagem escrita, e construindo uma história de leitor
PRINCÍPIOS:
Diversidade
São diferentes textos e formas de leituras, bem como situações, tempos e dinâmicas variadas de trabalho p/ explorá-los, em que alunos e professores vão exercendo diferentes papéis.
Simultaneidade
Essas diferentes modalidades e propostas de trabalho coexistem, ou seja, acontecem simultaneamente num mesmo período (dia, semana, trimestre, ou numa mesma hora), interrelacionando-se.
Continuidade
Também sustentam-se e se mantém no tempo, cada uma seguindo sua sequência, se desenvolvendo e chegando a um fechamento, para logo ser retomada sob outro foco ou abordagem.
Assiduidade
Às mesmas práticas se volta, diária e reiteradamente, como num espiral em que se vai e volta o tempo todo, revendo o que já se fez e viveu.
Progressão
Mas essa volta constante deve sempre ampliar e diversificar, de modo que a cada vez se volte mais enriquecido. Ou seja, é uma volta, mas nunca é exatamente igual, pois as propostas tem desafios ou níveis de complexidade cada vez maiores, provocando avanços progressivos.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS GERAIS:
- Uso do próprio livro
- Leitura e não contação
- Exploração do texto c/ jogos e brincadeiras
- Diferentes possibilidades de leitura pelos alunos
- Importância das intervenções da profª, lançando desafios e propostas, informando, auxiliando os alunos a estabelecerem relações e formularem ideias
- Importância de critérios claros p/ seleção de textos
Seleção criteriosa dos textos
• diferenciar categorias existentes: didáticos e paradidáticos, de um lado, e literatura de outro
• separar “o joio do trigo” para oferecer aos alunos a literatura de melhor qualidade de que se dispuser
“Procuro, neste assunto, ter em mente a frase de Thomas Mann, segundo a qual a leitura de bons livros deveria ser proibida, porque existem os ótimos – mas não sou tão radical. Há muitos livros apenas “bons” que merecem ser lidos, e nem sempre o bom e o ótimo são classificados uniformemente por leitores diferentes...”.
José Mindlin,
Uma vida entre livros – reencontros com o tempo (1997)
Escolhe-se, em todas as modalidades de leitura, livros ou textos que:
sejam literatura - temas humanos, mesmo que banais e cotidianos, mas sem lições de moral e permitindo troca de impressões, contato com uma linguagem expressiva, renovadora e poética, e discussão de temas que especulam sobre o significado da existência; quer dizer, que não sejam textos descartáveis, de que nunca mais os alunos se lembrarão e que não foram capazes de lhes tocar de nenhuma maneira
tenham um projeto gráfico bem cuidado e atraente - atenção especial às ilustrações para que sejam não somente complementares ao texto mas que também possam ser instigantes para o leitor quando transcendem ao texto
estejam adequados à idade dos alunos a que se destinam - sem nunca menosprezar a capacidade do leitor
Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Como elaborar um projeto de leitura? – a escolha do acervo (Gêneros da Literatura Infantil) - Beth Baldi - parte 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário