quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Folha do Livro - nº5

INFORMATIVO A FOLHA DO LIVRO

5ª Edição - setembro/2014

Feira terá bônus-livros para alunos

Pela primeira vez na história da Feira do Livro de Porto Alegre, serão distribuídos bônus-livros entre alunos de escolas públicas. O valor dos bônus será de R$30,00 e serão contemplados 6 mil alunos do ensino fundamental e do ensino médio.

Além de facilitar o acesso dos alunos contemplados à leitura, a iniciativa visa incentivar seus professores a planejarem de forma mais efetiva a visitação escolar à Feira, como culminância de um trabalho de formação de leitores literários desenvolvido na escola.  
Para garantir a qualidade das compras efetuadas pelos alunos, os livreiros, editores e distribuidores de livros poderão aceitar bônus-livros exclusivamente na venda de obras dos cerca de 100 autores selecionados para participar da programação da Área Infantil e Juvenil ou dos encontros realizados em escolas pelos programas de leitura Adote um Escritor e Lendo pra Valer. 
Os professores interessados em receber os bônus para suas turmas devem se candidatar mediante o preenchimento e envio deste formulário à Câmara Rio-Grandense do Livro e a comprovação de que desenvolveram, nos anos de 2013 ou 2014, um projeto de leitura de ao menos três meses, em escola. Também contará pontos, na seleção das turmas a serem contempladas, o fato de seus professores terem participado de ao menos uma formação para mediadores oferecida pela Câmara Rio-Grandense do Livro e parceiros no ano de 2014: Curso Tessituras: Formação de Mediadores para Programas de Leitura, formações para professores dos programas de leitura Lendo pra Valer e Adote um Escritor, formação para professores que visitarão a mostra Traçando Histórias com seus alunos ou formação para professores cujos alunos manterão encontros com autores na Feira, que ocorrerá no dia 15 de setembro e cujas inscrições estão abertas.

Última formação de mediadores da leitura prévia à Feira 

O Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura da Câmara Rio-Grandense do Livro promove, no dia 15 de setembro, das 14h às 17h, no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212, Centro, Porto Alegre) formação específica para professores que pretendem levar seus alunos a encontros com autores na Área Infantil e Juvenil da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. 
Além de instruções gerais sobre a visitação escolar à Feira, será abordado o tema Escolha de acervo de literatura infantil e juvenil com a mestre em Letras e coordenadora do Núcleo Ana Paula Cecato.
Inscrições abertas pelo e-mail  visitacaoescolar@camaradolivro.com.br É preciso informar nome completo, telefones, e-mail e profissão.

Abertas as inscrições para o QG dos Pitocos

Este ano, o QG dos Pitocos -- o espaço das crianças em idade pré-escolar, na Área Infantil e Juvenil --, estará ambientado como um estúdio de rock, e os contadores de histórias e músicos que integram sua equipe estarão caracterizados como roqueiros sessentões, em homenagem aos 60 anos da Feira. 
Nos dias úteis, sua programação será integrada por contações e cantações de histórias e, às 18h30min, ocorrerá a Palhinha Musical, com a participação de autores de literatura infantil e juvenil que também são músicos e outros convidados. E, nos fins de semana, haverá, também, espetáculos de teatro de bonecos.   
Clique aqui para conferir a programação do QG e informações sobre o agendamento escolar.  
Outro espaço criado especialmente para receber as crianças de até seis anos é a Bebeteca, que estará ambientada como a Sala de Costura da Vovó e oferecerá um belo acervo de livros de literatura para esta faixa etária.

Atividades para alunos da EJA e encontros com ilustradores também estão com agendamento aberto

Nos dias úteis da Feira, às 20h, ocorrerão, no Teatro Sancho Pança, espetáculos teatrais, sessões de histórias e outras atividades especialmente concebidas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA.  Acesse, aqui, o formulário de agendamento.

E, entre as atividades paralelas da 9ª Traçando Histórias - Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil --, que ocorrerá de 31 de outubro a 16 de novembro, no Salão Leste do Santander Cultural--, serão realizados, no Ateliê da Imagem, na Área Infantil e Juvenil, vários encontros de ilustradores com alunos do ensino fundamental. Confira aqui a programação e informações sobre o agendamento.

Seguem abertas as inscrições para as seguintes atividades do ciclo A Hora do Educador:


Trensurb oferece transporte gratuito para a visitação escolar à Feira

A Trensurb oferece transporte gratuito, por meio do Programa Futuro Usuário, a alunos de escolas pública de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo e de bairros situados no entorno da sede da empresa, na Zona Norte de Porto Alegre. 
Antes de solicitar o serviço, os professores precisam agendar suas turmas em alguma atividade da Área Infantil e Juvenil. Posteriormente, a Trensurb é contatada para reservar os bilhetes.
Informações: cteixeira@trensrub.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário