quarta-feira, 30 de julho de 2014

Traçando Histórias chega à nona edição



Em 2001, a Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre ganhou um espaço voltado especificamente à divulgação da ilustração de livros para crianças e jovens produzida no Brasil. A Alameda dos Ilustradores, instalada entre jacarandás e guapuruvus, abrigou a primeira edição da Traçando Histórias, uma mostra de trabalhos reproduzidos em fotocópias coloridas, de ilustradores vinculados à Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEI-LIJ. Apesar de modesta, a iniciativa serviu para despertar o interesse do público e para motivar a Comissão Organizadora a lhe destinar espaço mais amplo no ano seguinte.
Surgiu, assim o Largo dos Ilustradores -- também localizado na Praça da Alfândega -- no qual, além da segunda e da terceira edições da mostra (ainda em fotocópias), foram oferecidas oficinas para o público infantil.
Em 2003, o ilustrador pernambucano André Neves, um grande entusiasta da iniciativa, instigou a coordenação da Área Infantil e Juvenil e a ilustradora Cristina Biazetto, parceira da mostra desde sua primeira edição, a tratarem de promover uma "exposição de verdade", com trabalhos originais e no espaço nobre de um museu.
Assim, em 2004 a Traçando Histórias realizou-se nas Salas Negras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - Margs, localizado sobre a Praça da Alfândega, com originais de 22 ilustradores, e passou a contar com catálogo criado pelo designer Alex Medeiros.
A partir de 2006, a mostra passou a ser bienal e a contar com programação paralela, com caráter de curso de extensão universitária da Ufrgs. Ocorreu, então, no belíssimo Átrio do Santander Cultural -- também localizado sobre a Praça da Alfândega -- com trabalhos de 37 ilustradores, entre eles Rui de Oliveira, homenageado, na ocasião, por seus 30 anos de carreira.  
Em 2008, a Traçando Histórias mudou-se para o Cais do Porto, onde funcionou a Área Infantil e Juvenil da Feira entre 2005 e 2012, para que pudesse ser potencializada a visitação escolar, e contou com trabalhos de 39 ilustradores, exibidos em um salão especialmente montado para recebê-la, no interior do Armazém A. Essa edição teve itinerância, em versão digital, pelo Estado, através do Sesc-RS, e fora do país, através do Ministério das Relações Exteriores.
Em 2010, participaram da Traçando Histórias 37 ilustradores -- entre os quais Eva Furnari, Angela Lago e Ana Raquel, homenageadas por estarem completando 30 anos de carreira. E mais uma vez o Sesc-RS encarregou-se de promover a itinerância da mostra, no Estado, em versão digital.
Em 2012, foram exibidos trabalhos de 27 ilustradores, vários dos quais participaram da programação paralela.
A 9ª edição da Traçando Histórias, que ocorrerá de 31 de outubro a 16 de novembro, na programação da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, contará com 26 ilustradores selecionados pela comissão de avaliação, que participarão cada um com dois originais. São eles: Alexandre Rampazo, Aline Abreu, Anabella López, Cláudio Martins, Cris Alhadeff, Elisabeth Teixeira, Elvira Vigna, Guto Lacaz, Hermes Bernardi Jr., João Caré, José Carlos Lollo, Kammal João, Lúcia Hiratsuka, Marcelo Pimentel, Márcia Széliga, Maria Eugênia L. Cabello Campos, Mariângela Haddad, Marlette Menezes, Renata Bueno, Romont Willy, Silvana Rando, Suppa, Talita Nozomi e Veruschka Guerra. Haverá, ainda, dois convidados especiais: Cristina Biazetto, idealizadora da Mostra, e Roger Mello, que recebeu este ano o Hans Christian Andersen, o principal prêmio internacional de literatura infantil e juvenil.
No dia 25 de agosto, será oferecida formação a professores que pretendam levar seus alunos para visitar a mostra e, em sua programação paralela, ocorrerão encontros de ilustradores com alunos e professores e curso de extensão universitária realizado em parceria com a UFRGS. Participarão deste curso, como oficineiros e palestrantes,  Roger Mello, Elvira Vigna, Lúcia Hiratsuka, Márcia Széliga, Elisabete Teixeira, Mariângela Haddad, Margarida Botelho (Portugal), Raúl Arias (Espanha) e Eva Montanari (Itália).

Programação prévia da Traçando Histórias 2014


25 de agosto , no auditório da Livraria Paulinas
9h - Apresentação da 9ª Traçando Histórias - Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil: um pouco da trajetória do evento e apresentação da programação paralela a ser realizada durante a Feira do Livro  - com a profªa Gláucia de Souza
9h30min - relatos de experiência (30min cada)
EEEF Porto Alegre (Programa Lendo pra Valer a partir da obra da Laura Castilhos, com as profªs Jaqueline Sarmento e Ana Jandira Alves).
Colégio de Aplicação da UFRGS - Profªs Aline Becker e Gláucia de Souza
EMEF Cirandinha (Programa de Leitura Adote um Escritor a partir das obras de Renata Bueno, com a profª Adriana Gimenes)

12h - almoço

13h30min- Formação com a profª e ilustradora Paula Mastroberti
15h30min - intervalo
15h50min - retomada encontro de formação até às 17h


Inscrições gratuitas abertas: leitura@camaradolivro.com.br

 
Programação paralela à Traçando Histórias 2014  - Total 20 horas
Área Infantil e Juvenil (Av. Sepúlveda, entre a Av. Mauá e a Rua Siqueira Campos)

3 de novembro
4 de novembro
9 às 12h30min - optar por uma das oficinas
Oficina com Lúcia Hiratsuka (Sala de Vídeo)  
Oficina com Margarida Botelho  (Ateliê da Imagem)
9 às 12h30min - optar por uma das oficinas
Oficina com Elvira Vigna (Sala de Vídeo)  
Oficina com Eva Montanari (Ateliê da Imagem)
14 às 17h30min - optar por uma das oficinas
Oficina com Mariângela Haddad (Sala de Vídeo)
Oficina com Raúl Arias (Ateliê da Imagem)
14 às 17h30min - optar por uma das oficinas
Oficina com Elisabeth Teixeira (Sala de Vídeo) 
Oficina com Renata Bueno (Ateliê da Imagem)
18 às 20h, na Casa do Pensamento
Mesa com Mariângela Haddad, Lúcia Hiratsuka, Margarida Botelho e Raúl Arias
Tema:  Uma viagem por diferentes países: a ilustração em diferentes contextos culturais (parte i)
18 às 20h, na Casa do Pensamento
Mesa com Elvira Vigna, Elisabeth Teixeira, Eva Montanari e Renata Bueno
Tema: Uma viagem por diferentes países: a ilustração em diferentes contextos culturais (parte Ii)

Inscrições gratuitas a partir de 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br
Informações: (51) 3286.4517

Nenhum comentário:

Postar um comentário