segunda-feira, 13 de maio de 2013

Recomendamos: palestra com Sérgio Vaz em Porto Alegre


Na próxima quarta-feira, dia 15 de maio, às 16h, na programação da 6ª Festa Literária de Porto Alegre, haverá a palestra "Invenção de leitor", com o poeta e agitador cultural Sérgio Vaz, em que relatará sua experiência como promotor da leitura em comunidade periférica na Grande São Paulo. O evento será na Sala Luis Cosme, 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana.

Sérgio Vaz

Sérgio Vaz é poeta da periferia e agitador cultural. Mora em Taboão da Serra (Grande São Paulo) e vive nas periferias do Brasil. Tem quatro livros editados ( Subindo a Ladeira Mora a Noite, A Margem do Vento, Pensamentos Vadios e A Poesia dos Deuses Inferiores), é criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e um dos criadores do Sarau da Cooperifa, evento que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro cultural, e que, às quartas-feiras, reúne em torno de 300 pessoas para ouvir e falar poesia; fato que gerou um livro com 43 autores, um CD de poesia com 26 poetas, uma tese de mestrado e diversos documentários, além do reconhecimento e respeito da comunidade. E que também se transformou num dos maiores quilombos culturais do país.
É autor do Projeto Poesia Contra a Violência, que percorre as escolas da periferia incentivando a leitura e criação poética como instrumento de arte e cidadania.
Tem várias participações poéticas em CDs de Rap: Sabedoria de Vida, GOG, 509-E, Di Função, Versão Popular, Periafricania, entre outros. Por conta de suas atividades nas comunidades carentes, ganhou o título de Poeta da Periferia. Pela Global Editora, publicou Colecionador de Pedras e Literatura, Pão e Poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário