terça-feira, 20 de julho de 2010

Apresentação do projeto LeiturAção em São Leopoldo e desdobramentos nas EMEFs Gusmão Britto e Salgado Filho

Esc. Mun. de Ens. Fund. Senador Salgado Filho
São Leopoldo - 2009


Profissionais envolvidos: professores de Língua Portuguesa (Marisa Rost, Heloisa Cezarotti, Cláudia Cristina Luft e Luciane Araujo Hoefel), professor do 1º Ano (Sandra Muller), professores de Artes (Nara Locattelli e Thaís Iriocilda), professor de Inglês (Deise), professor do EVAM (Cláudia Dias) e professor de Ciências (Madalena).

Autor escolhido: Caio Riter


Obras trabalhadas:
•Debaixo de mau tempo
•O rapaz que não era de Liverpool
•Um mundo todo quadrado
•Eduarda na barriga do dragão
•O fusquinha cor- de- rosa
•Meu pai não mora mais aqui

Descobrindo o escritor
Debaixo de mau tempo em São Leopoldo

Meu livro Debaixo de mau tempo (Artes e Ofícios) tem atiçado o coração de jovens leitores da EMEF Salgado Filho, de São Leopoldo. Indicado pelas professoras, ele tem feito com que muitos adolescentes me escrevam mensagens falando sobre o livro e sobre a expectativa de se encontrarem comigo. Gosto destes encontros, afinal, todo o escritor deve ir aonde seu leitor está, ainda mais quando esses leitores são um grupo de pessoas a fim de entender mais um pouco os caminhos da ficção. Abaixo, transcrevo a cartinha que recebi da Dhéssica Stoffel, que mostra a necessidade de que a leitura orientada pela emoção invade as salas de aula.Oi, na minha escola, com a professora Luciane, estamos lendo o livro DEBAIXO DE MAU TEMPO. Ela nos falou que virás visitar nossa escola. Estamos à sua espera. Nós, jovens, hoje em dia, não somos mais tão motivados. Me interessei pelos teus livros, pois eles fazem termos vontade de ler mais e mais. A professora Luciane sempre está nos motivando e o jeito como ela conta as histórias faz como se estivéssemos vivenciando esta situação. Bom, estou curiosa para te conhecer e saber como consegue fazer como jovens como eu tenham vontade de ler mais e mais. De um jeito encantador, faz como se a gente tivesse entrado na história.Te agradeço desde já. E estamos a sua espera em nossa escola. Dhéssica Stoffel.

Postado por Caio Riter às
15:56 7 comentários

Gêneros textuais trabalhados:
• Autógrafo
• Dedicatória
• Poema
• Música
• Ilustrações
• E-mail
• Mapa
• Romance

Produções/Atividades desenvolvidas:
- Transcrição do último capítulo;
- Roteiro de leitura das obras;
- Ilustrações;
- Criação de mandalas a partir de observação e indagações a respeito da capa da obra “Meu pai não mora mais aqui”;
- Atividades de leitura “O rapaz que não era de Liverpool” na aula de Língua Inglesa;
- Leitura do livro "Eduarda na barriga do dragão" para alunos do 1º Ano;

“Acredito que cada vez que saímos de um livro, saímos diferentes, mesmo que não o notemos.” Caio Riter

Nenhum comentário:

Postar um comentário